Publicidade e Propaganda


Pode-se dizer que esta área refere-se ao esforço de comunicação que procura divulgar as vantagens de um produto, ou serviço, e induzir o consumidor à compra, através da sensibilização. Conforme a Fenaj (1994), existem duas diferenças básicas entre informação publicitária e informação jornalística.

A primeira é que a área de PP tem intenção pura e explícita de venda de um determinado produto, visando um público-alvo específico. Enquanto que a notícia deve ser o mais imparcial possível, buscando o relato fiel de um acontecimento de interesse da coletividade.

A segunda grande diferença é que, o campo de PP, para veicular sua informação, reserva espaços da mídia e paga para ter estes espaços garantidos. Já o aproveitamento de uma informação originada de uma assessoria de imprensa não envolve pagamento, sendo que sua utilização fica a critério do veículo de comunicação.

Apesar de muitas vezes serem utilizadas com o mesmo sentido, publicidade e propaganda não são termos sinônimos. Gonçalves (2005) explica que propaganda refere-se à persuasão de idéias, ideologias e doutrinas. Enquanto que publicidade é relacionada à promoção de produtos e serviços, com estímulo ao aspecto promocional e comercial.

Ele esclarece que propaganda é um termo mais abrangente, e refere-se à todo tipo de comunicação tendenciosa, sendo a publicidade uma de suas áreas. Esta diz respeito exclusivamente à propaganda de cunho comercial, de caráter persuasivo, que tem por objeto defender interesses econômicos. (Disponível na internet. URL: http:// http://www.webinsider.uol.com.br/. Acesso em 13 de abril de 2008).

O Dicionário de Comunicação define propaganda como:

Comunicação persuasiva. Conjunto das técnicas e atividades de informação e de persuasão, destinadas a influenciar as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público num determinado sentido. Ação planejada e racional, desenvolvida através dos veículos de comunicação, para divulgação das vantagens, das qualidades e da superioridade de um produto, de um serviço, de uma marca, de uma idéia, de uma doutrina, de uma instituição, etc. Processo de disseminar informações para fins ideológicos (políticos, filosóficos, religiosos) ou para fins comerciais. (RABAÇA; BARBOSA, 2001, p. 598.)

É sintetizada pela Fenaj (1994) as principais atribuições do profissional de PP, dentro do universo da comunicação organizacional. Sendo, assim, suas funções o planejamento, a coordenação e a administração da publicidade legal e da propaganda e campanhas promocionais; a supervisão e coordenação de serviços de agências contratadas; criação e execução de trabalhos publicitários e de propaganda e o planejamento e elaboração de estudos mercadológicos.

A regulamentação da profissão é definida nas seguintes leis: Lei 4.680, de 18 de junho de 1965, e Decreto 57.960, de 01 de fevereiro de 1966.
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REFERÊNCIAS
Manual Nacional de Assessoria de Imprensa. Federação Nacional dos Jornalistas – FENAJ. 2.ed. Rio de Janeiro: Edição da CONJAI – Comissão Nacional dos Jornalistas em Assessoria de Imprensa, 1994.

GONÇALVES, Luis. Propaganda e publicidade são a mesma coisa? Disponível na internet. URL: http:// http://www.webinsider.uol.com.br/. Acesso em 13 de abril de 2008.

RABAÇA, Carlos Aberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação.