Relações Públicas

De acordo com o Sindicato dos Profissionais Liberais de Relações Públicas, o trabalho de RP pode ser definido como função administrativa que “avalia as atitudes públicas, identifica as diretrizes e a conduta individual ou da organização na busca do interesse público, e planeja e executa um programa de ação para conquistar a compreensão e a aceitação públicas.” (Disponível na internet. URL: http:// http://www.sinprorp.org.br/. Acesso em 13 de abril de 2008).

Ainda de acordo com o sindicato, a atividade-fim de RP é planejar, implantar e desenvolver a interação com os diferentes públicos da organização para a qual atua. O RP deve ordenar o relacionamento da instituição com estes públicos, gerando um conceito favorável, capaz de gerar credibilidade para a opinião pública.

O sindicato distingue a área de RP da área de marketing afirmando que, enquanto o marketing trabalha o produto e sua promoção, focando a marca, o relações públicas concentra-se na identidade institucional, focando a imagem.

Pela lei brasileira, o profissional de RP precisa ser formado em curso de nível superior e ter registro no conselho da categoria. A legislação que abrange a regulamentação da profissão é a seguinte: Lei 5.377, de 11 de dezembro de 1967; Decreto 63.283, de 26 de setembro de 1968; Decreto-Lei 860, de 11 de setembro de 1969; Decreto 68.582, de 04 de maio de 1971; Lei 7.192, de 05 de junho de 1984 e Lei 7.197, de 14 de junho de 1984.

Segundo o website Mundo RP, as atividades básicas e específicas de um profissional de relações públicas estão contidas em cinco segmentos: Pesquisa, Assessoria e Consultoria, Planejamento, Execução e Avaliação. (Disponível na internet. URL: http:// http://www.mundorp.com.br/. Acesso em 13 de abril de 2008).

No âmbito da Pesquisa, cabe ao RP promover pesquisas de opinião pública e de audiência; analisar e diagnosticar resultados; definir os públicos da empresa e detectar situações que possam vir a afetar a imagem da organização junto à opinião pública.

Na esfera da Assessoria e Consultoria, é responsabilidade do relações públicas sugerir políticas de RP à instituição; propor políticas de propaganda institucional e apoio ao marketing e opinar sobre atitudes no tratamento com os setores da opinião pública.

No campo de Planejamento, é função do profissional auxiliar na elaboração do planejamento estratégico de comunicação para a entidade em que atua; preparar planos, campanhas e operações de relações públicas e prestar ajuda nas campanhas institucionais.

O campo de Execução está dividido em cinco subitens. O primeiro diz respeito à comunicação com os públicos estratégicos. O segundo refere-se às ações de comunicação dirigida, como elaboração de publicações; organização de congressos, conferências, simpósios; elaboração de quadros de aviso, exposições, mostras; organização de visitas; preparação de discursos, correspondências; contato com autoridades. O terceiro subitem cita a organização de eventos e promoções especiais, com elaboração de cerimonial e protocolo. O penúltimo subitem relaciona-se com a gerência de assuntos públicos. E o último trata do auxílio ao contato com a imprensa. Por fim, o item Avaliação, aborda que, cabe ao relações públicas avaliar, com técnicas de pesquisa e análise, os resultados dos trabalhos desenvolvidos.

De acordo com Rabaça e Barbosa, a função de relações públicas é também uma atividade administrativa, pois “transmite e interpreta as informações de uma entidade para os seus diferentes públicos, bem como retorna com informações quanto ao interesse público, para que a administração possa ajustar-se a ela (...).” (2001, p. 634). O Dicionário de Comunicação estabelece o seguinte gráfico para orientar o fluxo de trabalho de um RP:


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REFERÊNCIAS

Disponível na internet. URL: http:// http://www.sinprorp.org.br/. Acesso em 13 de abril de 2008.
Disponível na internet. URL: http:// http://www.mundorp.com.br/. Acesso em 13 de abril de 2008.
RABAÇA, Carlos Aberto; BARBOSA, Gustavo. Dicionário de Comunicação. 2003.